Anatomia de um corpo

Toponímia

Porto Alegre curiosamente era uma cidade rururbana, ribeirinha e isolada por muralhas (1777-1877), dividida em Chácaras e em Arraiais, com acesso por Caminhos. Na realidade intra-muros encontrava-se o desenvolvimento comercial e urbano, para facilitar o escoamento das mercadorias, ocorreu a cedência de terras para a abertura de vias públicas. Outro fator que cabe salientar é que foram realizadas conexões, pois uma mesma rua íngreme era interrompida por becos, travessas ou escadarias. Primeiramente foram adotados nomes populares para os logradouros, alterados após a Batalha de Tuiuti (1866), Guerras do Uruguai (1864) e Paraguai (1864-70) e a Revolução de 30 e que só mais tarde foram rebatizados com nomes de destaque na política, nos feitos militares, na cultura, nas ciências, nas artes, nos esportes, em atividades filantrópicas e sociais; também ocorre homenagem a datas históricas, estados, municípios e países.

1915 – Revista do Instituto Historico e Geographico Brasileiro – fonte: Princeton University Library 2009

A lei nº 217, de 15 de Novembro de 1851, dispoz que a camara mandasse inscrever impreterivelmente, no anno financeiro de 1852, os letreiros das ruas, travessas e praças ou largos da cidade; e obrigou os proprietários dos prédios a fazerem  numerar as portas de suas propriedades, pela ordem numérica, conforme fosse designada pela camara. Esta ordem numerica foi a mesma já adoptada anteriormente. O regulamento de 7 de junho de 1862, para a arrecadação e fiscalização do imposto predial, determinou que todas as casas de cada rua seriam numeradas, de uma a outra extremidade, por duas series de numeros, sendo a dos pares seguidamente posta ao lado direito, e a dos impares ao esquerdo do caminhante que partisse do começo da rua.

Esta numeração, como tambem a designação dos nomes das ruas, continuou a ser feita ainda pelo mesmo systema da de 1842 e 1852, sempre com algarismos e caracteres brancos em fundo preto, pintados nas vergas das portas e nas paredes das esquinas. Por uma postura de março de 1884, a camara determinou que a numeração dos prédios fosse de algarismos brancos, em relevo, sobre placas de ferro, fundidas, de fundo preto, ficando os numeros pares ao lado direito, e os impares ao lado esquerdo, alternadamente, desta fórma.

Em outubro de 1890 a camara contractou com Hammond & Cia. o serviço da numeração dos prédios e designação dos nomes das ruas, de conformidade com a ordem numérica estabelecida pela postura de 1884, mas sobre placas de metal esmaltado, com fundo azul, e com algarismos e letras brancas.

  • 1835-45 Revolução Farroupilha
  • Decreto 152 de 16/4/1842 – Vde. de Abrantes – Rio de Janeiro
  • 1843

As ruas de Porto Alegre receberam placas indicativas

  • Lei  334 de 19/7/1862 – Rio de Janeiro

Camara Municipal de Porto Alegre – Logradouro publico, dos terrenos beira-rio no caminho novo – projecto de embellezamento da Cidade – extensão e configuração dos mencionados terrenos – assentamento de terrenos concedidos para logradouros publicos, especificando-se as dimensões, confrontações, e extensão e a data da concessão.

  • Lei 2 de 6/7/1936 – Manoel José Pereira Fº

Denominação à várias vias públicas do Município, devido a Epopéia Farroupilha, justificada pela ultimação da nova planta da cidade. Dispõe que deve ser revista e modificada a denominação de ruas e praças , primeiro devido a ocorrência de duplicatas e triplicatas na nomenclatura das vias públicas, depois pela inexpressividade de certos nomes e ausência de  homenagem a vultos da nacionalidade. Proibição de dar nomes de pessoas vivas as ruas da cidade.

1971 – Muro da Mauá

Quem conhece São Francisco da Califórnia nos Estados Unidos, compara com a cidade devido ao seu relevo acidentado. A dificuldade encontrada hoje em outros pontos da capital, remonta o passado em que as pedreiras também impediam a abertura viária.

Chácara dos Petersen (subida do Hospital Militar)

Chácara São Rafael ou da Brigadeira (família Pinto Bandeira)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s